Equipe

PESQUISADORES

Professora Doutora Lúcia Maria Marcelino Santa Cruz

http://lattes.cnpq.br/0078280390470503

LUCIA SANTA CRUZ é graduada em Comunicação, habilitação Jornalismo (1985) , Mestre em Comunicação e Cultura (2006) e Doutora em Comunicação e Cultura (2010), títulos obtidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da ESPM/RIO (Graduação e Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa – MPGEC). Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação do MPGEC (LEMBRAR), da Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos da UFRJ (CIEC-UFRJ); Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação Organizacional da UNB. Suas pesquisas lidam com temas como mídia, jornalismo, memória, história da imprensa, teorias do jornalismo, comunicação, cultura, consumo e economia criativa. 

 

Professora Doutora Isabella Vicente Perrotta

http://lattes.cnpq.br/0405484529521542

Designer e Historiadora. Doutora em História pela Fundação Getulio Vargas RJ (2011); mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004); especialista em Ergonomia pela Fundação Getulio Vargas RJ (1984); Designer pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), com habilitações em Design Gráfico e de Produto. Exerce o magistério superior desde 1987, atuando em cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Atualmente é Professora Adjunta II dos cursos de Design, e de Publicidade e Propaganda, da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM-Rio. Na mesma instituição é coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa – MPGEC, onde leciona disciplinas da linha de Design de Experiência e Estratégias de Inovação. Ainda na ESPM desenvolve o projeto Memórias do Design Brasileiro ? um banco de depoimentos orais (com e sobre) os pioneiros do design no Rio de Janeiro, além de pesquisar sobre a institucionalização do design no Brasil. Tem textos de referência sobre a representação gráfica do Rio de Janeiro e a história do turismo na mesma cidade. Pesquisadora integrante dos grupos de pesquisa: HisTur, vinculado à UFF; e LEMBRAR, vinculado ao MPGEC – ESPM-Rio, ambos registrados no CNPq. É autora dos livros: * O perfil do Rio: grafismo de representação de uma cidade naturalmente gráfica, Sextante, 1998; * Tipos e Grafias, Senac Rio e Viana & Mosley, 2005; * Victor Burton, Viana & Mosley, 2006; * O perfil do Rio continua lindo: novas reflexões à luz de mudanças recentes, Hybris Design, 2013; * Promenades do Rio: a turistificação da cidade pelos guias de viagem de 1873 a 1939, Rio450, 2015. É também organizadora de livros e autora de capítulos em outros livros. 

 

Professora Doutora Mirella de Menezes Migliari:

http://lattes.cnpq.br/1182036061061100

Mirella De Menezes Migliari é Doutora em Design pelo programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio, onde desenvolveu pesquisa relacionada à tipografia pós-moderna no Brasil (2010). Mestre em Communication Design pela Central Saint Martins, The London Institute (1998). Desenhista Industrial graduada pela ESDI-UERJ (1995). É professora Titular 1 e pesquisadora da ESPM-Rio onde leciona na Graduação em Publicidade e Propaganda e na Graduação em Design, e também no MPGEC – Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, e faz parte ainda do NDE de Design. É professora na Graduação em Design Gráfico da Faculdade Senac Rio. Pertence ao corpo editorial da Revista Diálogo com a Economia Criativa. É revisora da Revista Pós FAUUSP e da Revista Tríades, da Puc-Rio. Faz parte do LEMBRAR – Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação, cadastrado no CNPq. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada à memória do Design no Brasil, especificamente sobre marcas cariocas. 

 

Professora Doutora Viviane Merlino Rodrigues Tavares

http://lattes.cnpq.br/1514765897620124

Possui graduação em Design – Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Como Programadora Visual, possui experiência nos campos de design gráfico e videografismo. Atualmente é professora RTI da Escola Superior de Propaganda e Marketing, lecionando nos cursos de graduação em Publicidade, Design, Jornalismo e Cinema. Atua também como pesquisadora do LEMBRAR (Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação) da ESPM-RJ. 

 

Professor Doutor Marcelo Rosa Boschi

http://lattes.cnpq.br/7203084304185889

Doutor em Administração Unigranrio (2014), Mestre em Administração pela EBAPE/FGV (2007) e graduado em administração de empresas pela Universidade Federal Fluminense (1984). ESPM – vinculo empregatício: RTI – regime de tempo integral Formação Acadêmica: Atuação docente graduação: ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING /ESPM (1998 ? atual) Marketing I e II ? lecionando atualmente Gestão de Marcas ? lecionando atualmente Plano de Marketing Orientador de trabalhos finais (TCC) ? lecionando atualmente FACULDADE CÂNDIDO MENDES – CENTRO (1986 ? 2009) Marketing II e III Estratégia Empresarial I e II; (1995 e1996) Teoria de Administração I e II; (1986 a 1995) UFRRJ – UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (1987-1990) Professor concursado das disciplinas de Administração da Produção e Teoria Geral da Administração. Professor adjunto da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuação docente pós-graduação: ESPM ? Branding, Gerenciamento de Marca, Comunicação com o Mercado, Marketing Estratégico, Orientação de trabalhos finais (TCC); UFRRJ ? Estratégia Empresarial, Gerência de Marketing; UCAM – Gerência de Mercados e Produtos, Planejamento Estratégico de Marketing; UFF – Gerência de Marketing e Teoria das Organizações. Atuação administrativa ESPM Coordenador de pós graduação da ESPM/RJ. (2005-atual) Membro CPA 2010/2011 Atuação profissional Diretor de Marketing, responsável pelo planejamento e marketing, bem como a supervisão direta do atendimento das mesmas. Desenvolvimento de produtos para as áreas de promoção e eventos.(Agencia de propaganda Elipse) (2003- 2004) Gerente de Marketing ? Implantação de estratégia de marketing da líder de mercado Brasil. Integração com a visão estratégica, definição do mix de marketing e do perfil de venda com o objetivo modernizar a área.HIBORN DO BRASIL (produtos infantis) (1996 ? 1997) Gerente de Produtos ? Implantação da estratégia de marketing, desenvolvimento do mix de produtos, analise do comportamento do consumidor, coordenação da comunicação bem como da área de vendas e orçamento de área. RACIMEC INFORMÁTICA BRASILEIRA S.A. (jogos lotéricos) (1995 – 1996) Gerente de Grupo de Produtos – total envolvimento no marketing mix da empresa, atuando nas áreas de planejamento, vendas, promoção e publicidade. Análise de mercado através de pesquisas qualitativas e quantitativas, dados estatísticos e contatos diretos com o consumidor. Desenvolvimento, lançamento e acompanhamento de produtos, análise e projeção de resultados de venda e acompanhamento de todas as etapas de comunicação da empresa bem como seleção, contratação e avaliação de pesquisas de mercado. Elaboração, implantação e avaliação de políticas de merchandising e desenvolvimento de campanhas de promoção de vendas. (1990-1994) Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu (1988-1990) Assessor de modernização administrativa – responsável pela elaboração de projetos de racionalização de custos das diversas áreas subordinadas ao Secretário de Administração. Finep – Financiadora de Projetos de Pesquisa (1982-1987) Iniciei como estagiário e fui contrato como assistente técnico da área administrativo financeira. Transferi-me para a área de projetos.

Professor Doutorando Eduardo França

http://lattes.cnpq.br/8282190939693812

Doutorando em comunicação pela PUC (RJ). Mestre em administração, com ênfase em marketing, pelo IBMEC (RJ). Com pós-graduação executiva em marketing, pela ESPM (RJ). Possui graduação em comunicação social, pelo Centro Universitário de Brasília (1998). Atualmente é coordenador de pós-graduação, nos cursos de comunicação, ciências do consumo, varejo e gestão do entretenimento. Chefe de departamento e professor (RTI) da ESPM (RJ). Tem experiência nas áreas de planejamento de comunicação e merchandising. Participa do grupo de pesquisa “Juventudes cariocas, suas culturas e representações midiáticas”, coordenado pelo Prof.ª Dr.ª Claudia Pereira. 

 

Colaboradores      

Professora Mestre Vera Zunino: http://lattes.cnpq.br/7848043221469219

Professor Mestre Ricardo Pimentel: http://lattes.cnpq.br/1716230564508853

 

Mestrandos

Leandro Pierucci: http://lattes.cnpq.br/6765242068705523

Fabio Maia: http://lattes.cnpq.br/0153756172798276 (Fábio Maia Ferreira dos Santos)

Andrea Aminger: http://lattes.cnpq.br/4206213497043270

Marden Do Vale Nascimento: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8483789E6

Mônica Assis Marques Barbosa: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2782538P6

Gabriela de Almeida Fagundes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8810188H7

 

Orientandos de Iniciação Científica 

Carolina Freitas Casaes Sampaio: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8815258A6

Juliana Meira:

Pesquisador Externo

Professor Mestre Fernando Morgado: http://lattes.cnpq.br/6987795198218673