Trabalho de pesquisadoras do LEMBRAR é aceito para o 15th International Conference on Arts and Cultural Management AIMAC 2019

Com o título de Museums: from metonymy to metaphors – examples of Rio de Janeiro, o artigo das pesquisadoras do LEMBRAR Isabella Perrotta e Lucia Santa Cruz foi aceito para o 15th International Conference on Arts and Cultural Management AIMAC 2019, evento que acontecerá na Universidade de Veneza, na Itália, de 23 a 26 de junho de 2019.

No paper, as duas professoras discutem os caminhos que o Museu Nacional do Rio de Janeiro poderá adotar em sua reconstrução após o incêndio de setembro de 2018. Mostras virtuais serão a solução? Como ele irá lidar com a questão dos itens expatriados, frente ao crescente movimento de descolonização museológica? Em que medida representará a identidade brasileira? Que modelo de museu adotará – o de ser uma metonímia – exibindo apenas parte do acervo que conserva, e contando com uma vasta reserva técnica? Ou o de ser uma metáfora, como o Museu do Amanhã e o Museu de Favelas, ambos também situados no Rio de Janeiro, que não exatamente guardam objetos, mas desenvolvem atividades e experiências? São questões que levantam pontos a serem discutidos sobre a gestão de museus e sua identidade.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *